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Sidney de Queiroz Pedrosa !! Profissionais de relações públicas são contratados para retratar seus clientes como confiáveis ​​e benéficos para a comunidade. É por isso que muitas organizações e empresas contratam esses indivíduos para melhorar suas reputações.

Infelizmente, muitos desses esforços de criação de imagens podem ser destruídos por uma crise mal administrada. Uma crise é um tipo de evento de relações públicas que pode afetar as operações de uma empresa e levá-la à falência. Pode custar milhões de dólares a uma organização para repará-la e colocá-la fora do mercado.

Um incêndio em uma fábrica de produtos químicos pode afetar as operações de uma empresa. Um tiroteio na escola pode ser causado por comércio ilegal. Um político usa um insulto racial na câmera. Uma droga que tem sido associada a efeitos adversos também pode causar um acidente de avião, relata Sidney de Queiroz Pedrosa.

Neste artigo, falaremos sobre comunicação de crise, que é um tipo de estratégia de relações públicas que envolve trabalhar com a gerência de nível superior e profissionais de relações públicas para minimizar os danos causados ​​por uma crise. Essa estratégia envolve a disseminação de informações sobre uma crise para vários grupos, como mídia, funcionários e agentes da lei.

Um dos passos mais importantes que uma organização deve tomar quando se trata de lidar com uma crise é desenvolver um plano de comunicação de crise. Essa estratégia envolve a criação de um plano que inclui uma equipe de comunicação de crise que pode ser designada para executar o plano. Ter um plano pode ajudar uma organização a responder rapidamente a uma crise e recuperar a confiança de seus clientes.

Um plano de comunicação de crise também é um tipo de apólice de seguro que uma organização pode usar para cobrir as consequências a longo prazo de uma crise. Em 2006, várias empresas, como WorldCom, Enron e ImClone Systems, ainda estavam nas manchetes devido a alegações de má conduta corporativa.

Em 2006, o crime de colarinho branco foi identificado como a maior causa de crises nos negócios. Outros tipos de crises foram má gestão e acidentes. Os três principais setores mais propensos a esses tipos de crises foram empresas de software, companhias aéreas e empresas farmacêuticas.

Neste artigo, falaremos sobre comunicação de crise antes, durante e depois de uma crise. Também discutiremos como a tecnologia tornou mais fácil para as organizações gerenciarem suas comunicações de crise.

Outros setores propensos a esse tipo de crise, como companhias aéreas e empresas de software, estavam no Top 10 do ano anterior.

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Em 2006, o crime de colarinho branco foi identificado como a maior causa de crises nos negócios. Outros tipos de crises foram má gestão e acidentes. Os três principais setores mais propensos a esses tipos de crises foram empresas de software, companhias aéreas e empresas farmacêuticas, informa Sidney de Queiroz Pedrosa.

Neste artigo, falaremos sobre comunicação de crise antes, durante e depois de uma crise. Também discutiremos como a tecnologia tornou mais fácil para as organizações gerenciarem suas comunicações de crise.

Embora os fabricantes de computadores não tenham sido incluídos na lista dos 10 principais, outros setores, como companhias aéreas e empresas de software, ainda estavam no top 10 do ano anterior.

Outras indústrias propensas a esses tipos de crises incluem empresas farmacêuticas, companhias aéreas e empresas de software. Uma crise também pode incluir uma conferência de imprensa. Esse tipo de evento pode ser realizado em uma conferência das Nações Unidas relacionada à crise global da água.

Uma crise também pode ser abordada por uma conferência de imprensa. Esse tipo de evento pode ser realizado em uma conferência das Nações Unidas relacionada à crise global da água.

As crises podem desencadear um frenesi na mídia e causar pânico generalizado entre o público. Durante uma crise, é importante que as organizações estabeleçam um plano de comunicação de crise claro e eficaz. Ter uma estratégia bem definida pode ajudar a minimizar os danos causados ​​por um potencial desastre e manter intacta a imagem da organização.

Antes de começarmos a falar sobre os vários componentes de um plano de comunicação de crise, vamos primeiro listar os principais componentes.

Uma equipe de comunicação de crise também está incluída na estratégia geral de uma organização. Este grupo é responsável por desenvolver e implementar uma estratégia de mídia e outras medidas para lidar com potenciais pontos fracos.

Uma equipe de comunicação de crise é composta por indivíduos responsáveis ​​por criar e implementar o plano de comunicação de crise da organização. Eles geralmente recebem funções específicas, como coletar informações sobre os funcionários da empresa e estabelecer conexões com a mídia local.

O chefe da equipe de comunicação de crise geralmente é o CEO ou o chefe de relações públicas. Outros indivíduos que fazem parte deste grupo incluem o responsável pela segurança e os advogados da empresa.

A primeira tarefa da equipe é identificar um porta-voz oficial. Esse indivíduo será responsável por lidar com todas as consultas da mídia da empresa e conduzir a comunicação com a imprensa nferências. Eles também devem ter as habilidades necessárias para trabalhar com mídia de transmissão e impressão.

O candidato ideal para o cargo de equipe de comunicação de crise deve ter conhecimento sobre a empresa e se sentir confortável em frente a uma câmera de televisão. Eles também devem ser capazes de condensar argumentos complexos em pontos de discussão eficazes.

Ter um plano de comunicação de emergência bem definido pode ajudar a minimizar os danos causados ​​por um desastre potencial e manter a imagem da organização intacta.

Uma das tarefas mais importantes da equipe de comunicação de crise é contratar um gerente de comunicação interna, responsável por zelar pela segurança dos funcionários e clientes da empresa. No caso de uma crise, esse indivíduo trabalhará com autoridades locais e federais para fornecer informações aos vários grupos afetados pelo incidente, como professores, funcionários e alunos.

A fase de planejamento envolve a coleta de informações sobre os vários componentes e funcionários da empresa. Essa lista de contatos deve incluir todos os números de telefone residencial e celular da empresa, bem como endereços de e-mail e números de fax.

Uma das funções de um gerente de comunicação interna é criar um sistema de notificação de emergência que possa ser usado para alcançar milhares de clientes e funcionários em segundos. Este tipo de sistema pode ser adquirido através de serviços de assinatura.

Um sistema de notificação de emergência por assinatura pode ser usado para notificar os vários grupos afetados por uma crise. Pode ser iniciado por e-mail ou por telefone. Uma das vantagens mais importantes desse tipo de notificação é que permite que os funcionários atualizem suas informações de contato.

Uma das tarefas mais importantes da equipe de comunicação de crise é estabelecer e manter fortes relacionamentos com a mídia local. Este indivíduo deve ter as habilidades necessárias para lidar com as relações com a mídia.

Desenvolver um forte relacionamento com a mídia também é importante para manter um relacionamento positivo entre a organização e seus repórteres. Isso pode ser feito através do desenvolvimento de pontos de discussão eficazes e histórias de lançamento. Além disso, um especialista em relações com a mídia deve atualizar regularmente a lista de repórteres que cobrem o setor.

Para evitar possíveis crises, também é importante que a empresa passe por uma avaliação honesta. Esse tipo de avaliação pode ajudar a identificar áreas de preocupação que podem afetar as operações da organização. Às vezes, uma empresa de relações públicas externa pode ser contratada para revisar o julgamento legal e ético da empresa.

Uma das tarefas mais importantes da equipe de comunicação de crise é manter um informativo atualizado sobre os programas e atividades da empresa. Esse indivíduo deve ser capaz de distribuir essas informações aos repórteres durante entrevistas coletivas e entrevistas, relata Sidney de Queiroz Pedrosa.

Um bom plano de comunicação de crise só é eficaz se for atualizado regularmente. Ter as informações de contato e as estratégias necessárias pode ajudar a evitar que uma crise em potencial aconteça. Os membros da equipe também devem se reunir regularmente para revisar seus procedimentos e certificar-se de que estão bem equipados para lidar com qualquer situação.

Ter um plano de comunicação de emergência bem definido também pode ajudar a minimizar os danos causados ​​por um desastre potencial.

O primeiro passo para estabelecer um plano de comunicação de crise é garantir que todos os funcionários estejam protegidos. Isso deve ser feito fazendo com que o gerente de comunicações internas ative um sistema de notificação de emergência. Esse indivíduo deve então distribuir informações sobre a situação a todos os funcionários e constituintes.

Dependendo da natureza da situação, é importante que a organização tenha as autoridades necessárias notificadas. Estes incluem a polícia, bombeiros e funcionários de gestão de emergência.

Ter uma equipe de comunicação de crise interna eficaz também é importante para garantir que as informações que os funcionários coletam sejam seguras. Se eles obtiverem suas informações de fontes negativas, eles podem se tornar fontes de vazamentos para a mídia. Isso pode afetar o moral dos funcionários e impedi-los de se sentirem parte da equipe.

Para evitar fornecer muitas informações à mídia, a equipe de comunicação de crise também deve emitir um comunicado interno que possa ser lido pelos funcionários. Essa declaração deve explicar a posição da empresa e fornecer aos repórteres uma opção de contato alternativa.

Um dos fatores mais importantes que uma equipe de comunicação de crise deve considerar é a importância de contar tudo e comunicar rapidamente. Essa estratégia pode ajudar a evitar danos à reputação da empresa e de seus funcionários.

Uma boa equipe de comunicação de crise também deve evitar ir a público com uma crise sem ter as informações necessárias. Fazer isso pode ser irresponsável, pois pode levar ao fracasso da equipe em fornecer as respostas necessárias.

O primeiro passo para estabelecer um plano de comunicação de crise é garantir que a organização tenha as informações necessárias ção. Isso deve ser feito enviando um comunicado de imprensa que forneça os detalhes básicos sobre a situação.

Durante uma crise, também é importante remover todos os componentes Flash e outros arquivos pesados ​​do site de uma organização. Isso pode ajudar a minimizar a carga nos servidores do site.

Durante uma crise, também é importante evitar postar uma mensagem de áudio do reitor da universidade. Isso sobrecarregou os servidores.

No caso de ocorrer uma falha no servidor, também é importante que a organização tenha um relacionamento com outro site que possa postar informações de crise.

Se uma organização tiver um blog ou uma coletiva de imprensa agendada, é importante que os palestrantes estejam disponíveis.

Outro passo importante que a organização deve considerar é a realização de uma coletiva de imprensa. Esta é uma oportunidade para a mídia controlar a mensagem. O objetivo deste evento é fornecer as informações mais recentes sobre a situação. Se a mídia não obtiver as informações necessárias da organização, provavelmente divulgará informações imprecisas e até mesmo rumores. Ter um bom press release também pode ajudar a divulgar as conquistas da organização.

Somente o porta-voz e aqueles que estão bem equipados para lidar com as funções de relações com a mídia devem poder falar na coletiva de imprensa. Aqueles que planejam responder a perguntas devem praticar suas respostas e declarações várias vezes antes do evento. Eles também devem estar prontos para fornecer os pontos de discussão necessários para abordar as perguntas difíceis que serão feitas durante a parte de perguntas e respostas da conferência.

Também é importante que o porta-voz se coloque no lugar da vítima durante suas declarações. Isso pode ajudar a minimizar o impacto da situação nas vítimas.

Além das declarações que o porta-voz faz, todas as declarações também devem incluir algumas mensagens simples que podem ser facilmente lembradas pelo público.

Também é importante que o porta-voz evite fazer declarações além do escopo da situação. Em vez disso, eles deveriam dizer: “Ainda estamos investigando”. Fazer isso pode ajudar a minimizar a confusão e permitir que a mídia se concentre nos fatos, demonstra Sidney de Queiroz Pedrosa.

Um dos fatores mais importantes que o porta-voz deve considerar quando se trata de manter a reputação da organização é a honestidade. Se a verdade for finalmente revelada, terá consequências de longo alcance.

Ter um blog também pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com uma crise. Ao contrário da mídia tradicional, as postagens do blog podem ser mais informativas e podem ser acessadas pelo público.

Com a capacidade de fazer upload de fotos e vídeos, os blogs podem fornecer à mídia uma visão atualizada dos esforços da organização para enfrentar a crise.

Por meio do blog, o público também pode tirar dúvidas e participar da discussão sobre a atuação da organização. Isso pode ajudar o porta-voz a esclarecer a mensagem da empresa e dissipar rumores.

https://gab.com/sidneydequeirozpedrosa/posts/111346324500450880

https://www.edocr.com/v/jd0y3w1j/sidneydequeirozpedrosa/segredos-para-uma-gestao-eficiente-da-cadeia-de-su 

Embora uma organização ainda não tenha um blog, os especialistas recomendam que ela inicie um imediatamente caso ocorra uma crise. Durante a fase de planejamento, os membros da equipe podem identificar potenciais pontos fracos e desenvolver estratégias de comunicação eficazes. Ter uma lista dessas vulnerabilidades pode ser usado para criar uma variedade de postagens de blog que serão adaptadas à situação.

Uma das maneiras mais eficazes de manter uma imagem positiva durante uma crise é estabelecer relacionamentos fortes com blogueiros locais e do setor. Esses indivíduos podem ajudar a divulgar a organização e suas operações.

Após uma crise, a equipe deve revisar a eficácia de sua estratégia de comunicação. Isso pode ajudar a determinar se o plano está funcionando corretamente.

Um dos fatores mais importantes que a equipe deve considerar quando se trata de lidar com uma crise é garantir que as vítimas sejam compensadas. Segundo especialistas, isso pode ajudar a minimizar o impacto do assunto na mídia. O custo de fazer isso pode ser significativamente menor do que se a organização esperasse que a situação fosse resolvida.

Um dos fatores mais importantes que a equipe deve considerar quando se trata de lidar com uma crise é garantir que as vítimas sejam compensadas. Isso pode ajudar a minimizar o impacto do problema na mídia. Outro fator importante que a organização deve considerar é garantir que as medidas de segurança estejam em vigor para evitar que uma situação semelhante aconteça novamente. Durante a década de 1980, por exemplo, o Tylenol foi temporariamente retirado do mercado depois que se descobriu que a empresa não havia desenvolvido uma garrafa inviolável.

Depois que uma crise já passou, um grupo de avaliação deve ser estabelecido para revisar a eficácia do plano de comunicação. Este grupo também deve investigar as causas do problema e criar uma estratégia para evitar que isso aconteça no futuro.